terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ofício de Cozinheiro

Uma consideração sobre cozinheiros(as) e tudo que se refere ao ramo de alimentação.Como tudo que eu falo e escrevo vira uma novela,quem sabe se dessa postagem em diante eu não me torne uma cronista!Porque não????
Meu ofício é muito cheio de sutilezas.Profissionais da minha área são pessoas excêntricas.Cheias de manias,manhas e todas as frescuras possíveis!Cozinheiros se acham,essa é a grande verdade,eu me acho,me sinto a dona da bola nos eventos onde empresto a minha habilidade.Sou uma atriz frustrada.Larguei os palcos e fui para a cozinha,teoricamente para os bastidores.Teoricamente,pois a cozinha é a rainha de todas as casas!Tudo se pode faltar,mais comida...Nunca,se morre não havendo alimento.Cozinheiros sabem disso e usam seu ofício,abusam da situação!Comer hoje não é apenas encher a barriga,comer é prazer!Através do alimento é possível conhecer uma cultura inteira!Sentar num restaurante ou em casa mesmo pode nos remeter às mais belas lembranças!Quem não se lembra da comida da vó?Ou da comida perfumada da mãe(esse é o meu caso)?
Trazendo para a minha realidade atual,tenho uma visão formando do que é ser cozinheiro.O título de Chef não me seduz quanto um sorriso de encantamento de um cliente,totalmente inebriado com os sabores e perfumes do que eu preparo.
Certa vez escutei um professor comparar a nossa profissão com a de prostituta!E o pior que tem nexo tal afirmação.Eu ainda pioro a comparação,pois estendo para os restaurantes a alcunha e comparo com bordéis.Eu não entendo nada de prostitutas muito menos de bordéis,mais vivo na carne a experiência de um restaurante.Sei o que é receber meu cliente penteada,cheirosa,sorrindo,com cara de atriz de novela das oito,mais está completamente dolorida por problemas externos,ora do próprio estabelecimento,ora pessoal.Vê se não existe semelhança?Cozinheiros são prostitutos,sem sexo,isso disse um grande cozinheiro daqui de Brasília.Pior que tem nexo!!!!!!!!!Temos que apresentar um lugar limpo,com pessoas bonitas,cheirosas,penteadas(isso tudo segundo o manual de boas práticas e RDT da Anvisa),dentes escovados,unhas limpas,roupas impecáveis,sorrir sempre,encantar o cliente!Levar ele a sensações inarráveis!No fim,ele paga,vai embora e não sabemos se ele vai voltar!!!!!Semelhança aterrorizante não?Pois é,essa é uma visão meio Nelson Rodrigues do de ofício,COZINHEIR0(A).
Cozinheira com nível superior.Que ama panelas!Acho que cozinhar pra alguém é uma das coisas mais carinhosas que existe.Vejo de uma maneira mais bonitinha o cozinhar,o trabalhar com isso.Faço do meu cliente,meu convidado de honra,prendo o coração dele pelo meu carinho em servir ele,em fazer a melhor comida pra ele!Tem oras que a visão Rodrigueana me toma,mais o carinho pela profissão logo me coloca no meu lugar!
Vamos então às panelas!Mais um semestre a diploma na mão.O mundo me espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário